Um segredo para conseguir parar de fumar de uma vez por todas!

Um segredo para conseguir parar de fumar de uma vez por todas!

Auriculoterapia no combate ao tabagismo: A educadora física e terapeuta Rafaela Tabalipa, proprietária da Twit Academia, explica como essa terapia pode ser um forte aliada no combate ao tabagismo

A auriculoterapia é conhecida como terapia eficaz para a conquista de uma vida mais saudável e equilibrada desde a antiguidade. A técnica, complementar a acupuntura e consiste em estimular pontos localizados no pavilhão auricular (orelhas), é indolor e tem indicações no auxílio de tratamentos para amenizar dores de cabeça, ansiedade, insônia, depressão, relaxamento, na perda de peso, bem como no tratamento para quem deseja parar de fumar.

Os pontos localizados na orelha correspondem aos órgãos e algumas funções do corpo. Quando as áreas são estimuladas, há uma ativação energética, equilibrando toda parte física e química do organismo, a fim de promover a homeostase (equilíbrio do corpo). “Isto acontece porque estimulando nossa energia, estimula também a irrigação sanguínea e por consequência acionam, células e também o sistema nervoso central e endócrino. Uma das maiores vantagens da auriculoterapia é que ela é eficaz e rápida”, agindo também no equilíbrio emocional principalmente quanto a ansiedade e aceleração mental, afirma Rafaela Tabalipa, terapeuta e proprietária da Twit Academia.

Ao iniciar a terapia, o profissional realiza uma análise visual do paciente e faz a palpação da orelha para verificar sinais que possam confirmar sua investigação. Após, um tratamento será indicado com estímulos através de sementes de mostarda, coz ou ainda cristais radiônicos, em alguns pontos específicos da orelha. Terminada a sessão, o cliente fica com os estímulos na orelha por cerca de cinco dias e é orientado a fazer a própria estimulação dos pontos quando necessário.

A terapeuta lembra que a auriculoterapia não tem por objetivo substituir cuidados e atendimento médico. A técnica atua de forma complementar para o bem estar e melhora da qualidade de vida do paciente. Muitas vezes ela pode atuar como substituição medicamentosa para as pessoas que desejam parar de fumar. “É importante ressaltar que não basta só a terapia, é preciso também cuidar da alimentação, praticar atividade física e principalmente, manter a autoestima elevada”, finaliza.

* Rafaela Tabalipa, educadora física, especialista em Fisiologia do Exercício e Acupuntura e proprietária da Twit Academia

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Top