O segredo para se libertar da balança

O segredo para se libertar da balança

Atualmente, a sociedade vive uma época baseada nos valores estéticos, e parece estar em busca constante pelo corpo ideal, custe o que custar. Não importam meios ou consequências, o que vale sim é ter a barriga sarada ou, a mais recente moda entre adolescentes do selfie, a barriga negativa.

Em contrapartida, no mercado, o que não faltam são criações de dietas que pipocam em questão de segundos e ganham seguidores que sem acompanhamento algum aderem às loucuras. Vale dieta da segunda-feira, dieta da princesa, e a preocupante malhação em jejum. Aquela malhação onde alunos de academias optam por não comer nada antes dos treinos aeróbicos com a desculpa de que a queima calórica será maior. Ainda temos os mais audaciosos que aderem a medicamentos sem prescrição médica e fazem uso abusivo e inconsequente de suplementos alimentares.

Mediante esse caos, vale refletir que é a saúde o que realmente está em jogo. O foco deve estar sempre na busca pelo bem-estar e qualidade de vida, independente da forma física. É preciso ter a consciência e o respeito pelo corpo e por aquilo que realmente se é. O autoconhecimento é um dos fatores mais importantes no momento em que se opta por um emagrecimento saudável.

É claro que não podemos negar que a reeducação alimentar é valiosa. Tudo é permitido no prato, basta que seja com parcimônia, sem exageros e que sejam feitas escolhas conscientes. Controlar o peso, preocupar-se com o valor nutricional dos alimentos e mesmo ter vaidade são sinais de boa autoestima.

No entanto, vale lembrar que o número na balança não diz muita coisa sobre você, seu valor, sua saúde. Aceitar-se e entender que tudo bem ter o corpo que se tem, é o que realmente importa. Vamos nos libertar da balança, parar de fazer comparações e até mesmo odiar nosso corpo. Liberte-se desta ditadura e abra espaço para uma vida mais feliz, com mais auto aceitação, autocompaixão. Afinal, o único peso extra é a culpa.

* Rafaela Tabalipa, educadora física, especialista em Fisiologia do Exercício e Acupuntura e proprietária da Twit Academia

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Top