Especialista dá dicas para espantar a preguiça e ter mais disposição no inverno

Especialista dá dicas para espantar a preguiça e ter mais disposição no inverno

Rafaela Tabalipa, educadora física, explica porque os dias mais frios podem ser ideais para a prática de exercícios

Com a chegada dos dias mais frios, a preguiça atinge um nível máximo e fica quase impossível ter ânimo para calçar o tênis e mexer o corpo. Não é a toa que no inverno as pessoas ficam mais recolhidas e ainda escolhem opções mais calóricas no prato em uma tentativa de manter o calor e a temperatura do corpo. No entanto, é exatamente nesta época mais fria que especialistas indicam a prática de exercícios.

Segundo Rafaela Tabalipa, educadora física e proprietária da Twit Academia, nesta época o corpo queima uma maior quantidade de calorias para manter a temperatura ideal do organismo. “É o momento ideal para se mexer, pois com a atividade física, a disposição, o tônus muscular e a energia melhoram, motivados pela ação da endorfina, um neurotransmissor associado à sensação de prazer e bem-estar”, afirma.

Então para espantar a preguiça e não perder o pique, a especialista lembra que o importante é respeitar o relógio biológico. “Não adianta querer treinar de manhã, se a pessoa não curte acordar cedo. Escolher o horário mais agradável é o primeiro passo e após é só curtir a endorfina para começar ou encerrar o dia.”

Ela também alerta que aquecer o corpo é indispensável para treinar no inverno. “O aquecimento antes do exercício aumenta a temperatura corpórea e a irrigação dos músculos, o que evita risco de lesões”, informa.

Outra dica da educadora física é cuidar da hidratação. “A hidratação é muito importante para a manutenção do corpo. No entanto, no inverno ela é menor. Rafaela ainda completa que vale incluir caldos e sopas no cardápio, sucos e chás.”

* Rafaela Tabalipa, educadora física, especialista em Fisiologia do Exercício e Acupuntura e proprietária da Twit Academia

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