Como anda o seu Colesterol?

Como anda o seu Colesterol?

Hoje, dia 8 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, foi estabelecido como forma de conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) constatou que os níveis de colesterol elevado atingem cerca de quatro em dez brasileiros adultos. Isso significa cerca de 60 milhões de pessoas ou 40% da população. Ou seja 4 em cada 10 Brasileiros!

O colesterol elevado é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e acidente vascular cerebral, um importante fator de risco de morte.

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Vamos entender melhor o que é colesterol?

Uma substância gordurosa, encontrada naturalmente no nosso organismo, sendo que a maior parte deste colesterol nós produzimos e uma porção menor vem da alimentação.

O colesterol desempenha diversas funções essenciais à boa saúde. Ele é componente estrutural das membranas celulares; é precursor da Vitamina D; é importante para o bom funcionamento cerebral e cognitivo; atua na produção dos ácidos e sais biliares; é necessário para a produção de hormônios, entre eles testosterona, estrógeno e cortisol, ou seja, o colesterol é fundamental para a nossa sobrevivência.

Mas afinal, qual a diferença entre “Colesterol Bom” e “Colesterol Ruim”?

O colesterol é transportado no organismo por partículas chamadas lipoproteínas.

HDL: Lipoproteinas de Alta Densidade – responsáveis por retirarem o excesso de colesterol da circulação, levando de volta para o fígado. Por tal eficiência ele é considerado como “Colesterol BOM”.

A função do HDL é carregar o colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado. O fígado, então, vai remover essa gordura do organismo. O fígado pode excretar ou reutilizar estas HDL.

LDL: Lipoproteinas de Baixa Densidade – responsáveis pelo transporte de colesterol, produzido pelo fígado, para as células, onde serão utilizadas.

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Se existir excesso de LDL na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Sem aproveitamento pelas células o LDL fica suscetível a glicação e oxidação e isso é prejudicial ao organismo.

Glicação e oxidação ocorrem não por ingestão de colesterol pela dieta, mas sim por hiperglicemia sanguínea e formação excessiva de radicais livres, e estes sim podem ser em decorrência da dieta inadequada. Portanto LDL oxidada é que é o problema.

Por isso o LDL é chamada de “Colesterol Ruim”.

O diagnóstico para risco cardiovascular é feito pelo médico que avalia além dos valores de colesterol e frações, também leva em consideração a genética, a história familiar e todos os fatores de risco associados para fechar o diagnóstico e definir a conduta.

O tratamento não medicamentoso para controle da hipercolesterolemia é enfático ao incentivar alimentação saudável, atividade física e o distanciamento de fatores de risco como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, consumo de bebida alcoólica e tabagismo.

A prevenção ainda é o melhor remédio. Uma alimentação errada, ao longo da vida, individualmente inadequada, pode sim levar a pessoa a construir a sua própria doença.

A nossa saúde depende muito mais do que comemos e do nosso estilo de vida do que somente da nossa herança genética.

Os especialistas afirmam que a melhor forma de controlar o colesterol e, por consequência, prevenir doenças cardiovasculares e relacionadas ao sedentarismo, é ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para acompanhamento clínico e adotar um estilo de vida saudável, com atividade física regular e alimentação equilibrada.

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