Será que eu preciso?

Será que eu preciso?

Não é novidade que o exercício físico é essencial na vida das pessoas, que ele previne doenças, melhora a qualidade do sono, a disposição e contribui para o emagrecimento, enfim que movimentar-se hoje é uma das necessidades mais básicas do ser humano, porém muitos não internalizaram isso. Sim, porque saber todo mundo já sabe, mas de fato assumir, muitas vezes não é a tarefa mais fácil.

Eis que surge uma “luz no fim do túnel”. Alguém que pode ajudar as pessoas a descobrirem o verdadeiro valor de sentir-se bem através do movimento: o profissional de educação física. Ele não é nenhum milagreiro ou santo, mas de fato contribui e muito para que as pessoas façam as pazes com seu corpo e sua saúde.

Por muitos anos este profissional foi estigmatizado como preguiçoso, que não trabalhava muito e não ganhava dinheiro. Essa realidade mudou e hoje o cenário é outro. O profissional de educação física estuda tanto quanto os outros, busca informação, capacitação, integração com as outras áreas da saúde e está cada vez mais disposto a vencer o sedentarismo trabalhando naquilo que para os cofres públicos seria o ideal: a prevenção.

É ele quem pode pegar pela mão aquele indivíduo que sabe que precisa se exercitar, mas não faz ideia de como começar. Ele vai investigar o histórico dessa pessoa com atividade física, descobrir qual exercício atende mais suas preferências e necessidades, irá avaliar e orientar como introduzir essa nova rotina de exercícios em sua vida de forma planejada.

Dia 1 de setembro se comemora o dia do profissional de educação física. Muito mais do que vibrar ou achar bonito esse dia, é preciso pensar: será que minha vida é ativa?

No Brasil, somente 4% da população frequentam academia, enquanto que nos Estados Unidos o número é de 17%. No entanto, a reflexão é de cada um e o livre arbítrio também. É possível dizer um sim ao exercício e nós estamos aqui para recebê- lo e ajudá-lo, mas a escolha é sua.

* Rafaela Tabalipa, educadora física, especialista em Fisiologia do Exercício e Acupuntura e proprietária da Twit Academia

A alma da Twit Academia é cuidar do Ser Humano como um todo, com práticas que visam equilibrar corpo e mente numa perfeita sintonia.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Top