Qual a real diferença em emagrecer e perder peso?

Qual a real diferença em emagrecer e perder peso?

São divulgadas várias de fórmulas mágicas para diminuir o peso na balança. São dietas da lua, das frutas cítricas, dieta laranja, da sopa, da proteína, entre outras que prometem milagres. O principal desejo entre os seus adeptos é diminuir o número do display da balança. Porém, perder peso não é a mesma coisa que emagrecer.

Você pode não exatamente perder peso, mas pode sim estar mais magro. Você pode emagrecer por reduzir gordura, mas também por ganhar massa muscular ou as duas coisas juntas. Perder peso é estar mais leve na balança e isto pode se dar por perder massa magra, o que não é bom.

Massa muscular refere-se somente aos músculos. Massa magra é o conjunto de músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. Percentual de gordura faz parte de tudo menos da massa magra. O excesso de gordura corporal que é prejudicial ao nosso organismo.

As dietas que fazem perder medidas e peso na balança diminuem não somente a sua numeração de roupa, mas fazem a pessoa perder minerais, água, proteínas e, o mais importante, gordura. Entretanto, em alguns casos, dependendo da dieta, é possível acontecer de ter uma grande perda de proteína e aumentar o nível de gordura.

Exercícios físicos aeróbicos também contribuem para a diminuição do peso, mas, na maioria das vezes, faz com que o praticante perca além de gordura, muita massa muscular. Quando se perde massa muscular, a tendência de engordar fica ainda maior. Isso ocorre porque a musculatura aumenta o metabolismo e a queima de energia. Quanto maior sua massa em músculos, maior a facilidade em emagrecer.

Quando a perda de peso vem acompanhada da redução de massa magra acontece também a redução do metabolismo, o que torna cada vez mais difícil o emagrecimento e manutenção disso a longo prazo.

Na verdade músculo e gordura têm o mesmo peso. O que diferencia é o volume, ou seja, a gordura ocupa um espaço muito maior do que o músculo. Portanto, quando se tem alimentação equilibrada e a prática de atividade física o peso na balança pode não reduzir ou muitas vezes pode até aumentar, mas é justamente porque o músculo pesa. Como o músculo ocupa menos espaço do que a gordura a pessoa se torna “menor”.

Muitas vezes você percebe que mesmo sem ter reduzido tanto na balança as suas medidas já não são mais as mesmas, pois suas roupas vestem diferentes. Este pode ser um indicativo de que você emagreceu, ou seja, diminuiu gordura. Quanto mais músculos temos maior a facilidade em perder gordura.

Para saber se está emagrecendo ou somente perdendo peso é importante avaliar a porcentagem de gordura corporal. Uma avaliação específica de porcentagem de gordura e de massa magra é feita pelo nutricionista ou pelo educador físico.

Mas não existe fórmula mágica. A única fórmula certa para emagrecer buscando uma saúde integral e de maneira saudável, é alimentar-se de maneira balanceada, fazer exercícios físicos, beber muito líquido e dormir bem.

A alma da Twit Academia é cuidar do Ser Humano como um todo, com práticas que visam equilibrar corpo e mente numa perfeita sintonia.

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