Estudo e atividade física: combinação perfeita antes do vestibular

Estudo e atividade física: combinação perfeita antes do vestibular

Em época de vestibulares e Enem, educadora física ressalta a importância de movimentar o corpo para obter sucesso nas provas

Ao contrário do que muitos alunos acreditam, para passar no vestibular não é preciso abandonar a atividade física e viver somente em função dos livros. Um estudo americano apontou que alunos que praticam atividade física diariamente apresentam uma melhora de 20% no desempenho escolar se comparado àqueles que são sedentários e obesos.

A pesquisa explica que o exercício físico pode ser um grande aliado rumo à conquista da desejada vaga na faculdade por atuar na cognição, aumentando o fluxo de oxigênio e sangue para o cérebro, elevando os níveis de noradrenalina e endorfinas fundamentais para o bom funcionamento do cérebro e a sensação de bem estar.

Segundo Rafaela Tabalipa, educadora física e proprietária da Twit Academia, os benefícios da atividade física são notados ao longo de toda a vida escolar, mas principalmente nos períodos decisivos como o temido vestibular. “Essa é uma época em que se deve buscar o equilíbrio emocional, físico e mental. Focar nos estudos é essencial, mas também é preciso equilibrar o tempo com lazer e atividade física”, ressalta.

A prática de atividade física além de dar um chega pra lá no estresse, também protege o corpo contra dores e problemas posturais tão comuns nos adolescentes, devido a longas horas de estudos. “Pode parecer sem importância, mas na hora de estudar, se a cadeira ou a mesa não forem adequadas, ou o estudante sentar de forma inadequada, a respiração é feita de forma incorreta, o que pode gerar desconforto e até dor de cabeça, o que prejudica o raciocínio – daí a importância da postura”, lembra Rafaela.

Além do bem estar físico e emocional, a educadora física cita outras vantagens dos exercícios. “É importante manter contato com outras pessoas, sair da solidão dos estudos e investir em atividades que fornecem descontração, relaxamento e alívio, algo que faça espairecer e gastar energia”, explica, destacando que não pode é ficar parado.

* Rafaela Tabalipa, educadora física, especialista em Fisiologia do Exercício e Acupuntura e proprietária da Twit Academia

A alma da Twit Academia é cuidar do Ser Humano como um todo, com práticas que visam equilibrar corpo e mente numa perfeita sintonia.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Top