Conheça os benefícios da auriculoterapia no processo de emagrecimento.

Conheça os benefícios da auriculoterapia no processo de emagrecimento.

Terapia estimula determinados pontos localizados na orelha com o objetivo de auxiliar a perda de peso

A auriculoterapia é conhecida como terapia eficaz para a conquista de uma vida mais saudável e equilibrada desde a antiguidade. A técnica, que lembra a acupuntura e consiste em estimular pontos localizados no pavilhão auricular (orelhas), é indolor e tem indicações no auxílio de tratamentos para amenizar dores de cabeça, ansiedade, insônia, depressão, relaxamento e até mesmo na perda de peso.

Os pontos localizados na orelha correspondem aos órgãos e algumas funções do corpo. Quando as áreas são estimuladas, o cérebro reage gerando uma série de fenômenos físicos e químicos a fim de promover a homeostase (equilíbrio do corpo). “Isto acontece porque nesta região há uma grande irrigação sanguínea e quando os pontos são estimulados, conectam- se ao nosso sistema nervoso central. Uma das maiores vantagens da auriculoterapia é que ela é eficaz e rápida”, afirma Rafaela Tabalipa, terapeuta e proprietária da Twit Academia.

Ao iniciar a terapia, o profissional realiza uma análise visual do paciente e faz a palpação da orelha para verificar sinais que possam confirmar sua investigação. Após, um tratamento será indicado com estímulos através de sementes de mostarda, em alguns pontos específicos da orelha. Terminada a sessão, o cliente fica com os estímulos na orelha por cerca de 5 dias e é orientado a fazer a própria estimulação dos pontos três vezes ao dia.

A terapeuta lembra que a auriculoterapia não tem por objetivo substituir cuidados e atendimento médico. A técnica atua de forma complementar para o bem estar e melhora da qualidade de vida do paciente. “É importante ressaltar que não basta só a terapia, é preciso também cuidar da alimentação, praticar atividade física e principalmente, manter a autoestima elevada”, finaliza.

* Rafaela Tabalipa, educadora física, especialista em Fisiologia do Exercício e Acupuntura e proprietária da Twit Academia

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Top